Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Cheias fizeram 293 milhões de euros de prejuízos. Governo anuncia 185 milhões em apoios

12 jan, 2023 - 18:25 • Diogo Camilo

Estado assegura quase dois terços dos danos das cheias, enquanto autarquias cobrem a outra parte. Chuva e cheias causaram danos no valor de 44 milhões de euros em estradas e ferrovias.

A+ / A-

A ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, anunciou esta quarta-feira apoios no valor de 185 milhões de euros de combate aos prejuízos das cheias que aconteceram na região de Lisboa, no mês de dezembro, e no Norte do país, em janeiro, que referiu serem “situações excecionais" que merecem “medidas extraordinárias”.

No levantamento feito por autoridades, após reunião do Conselho de Ministros, a governante dá conta de prejuízos na ordem dos 293 milhões de euros, das quais 185 milhões são relativos a infraestruturas e equipamentos municipais.

Ana Abrunhosa acrescentou ainda que as chuvas fizeram ainda prejuízos de 44 milhões em estradas e ferrovias, com cerca de 27 milhões de euros a serem relativos ao comércio.

Para combater estes danos, o Governo anunciou apoios de 185 milhões de euros que cobre uma parte dos danos, com a outra parte a caber à administração local.

Destes 185 milhões, 91 milhões serão relativos a infraestruturas e equipamentos municipais, em que os apoios a conceder podem ser, no máximo, de 60% do valor total dos prejuízos.

A ministra anunciou ainda um pacote de medidas de apoio às empresas no valor dos 20 milhões de euro, que será 70% não reembolsável.

No setor da agricultura foram criados apoios no valor de 10 milhões de euros.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+