Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Bancos fecham maior negócio imobiliário do ano

29 dez, 2022 - 21:16 • Sandra Afonso

Fundo Davidson Kempner adquire cadeia de hotéis que estava na carteira de várias instituições bancárias. O montante da operação não foi divulgado, mas rondará os 850 milhões.

A+ / A-

Está concluído, após um ano de negociações, o maior negócio deste ano no imobiliário: a venda da cadeia de hotéis de luxo Projecto Crow.

O comprador é o fundo Davidson Kempner, que tirou os hotéis das mãos de vários bancos nacionais - Novo Banco, BCP e Caixa Geral de Depósitos - e ainda do Santander.

O montante da operação não foi divulgado, mas rondará os 850 milhões. No comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), o Novobanco foi o único a revelar que encaixa 224 milhões de euros com esta operação.

O negócio inclui hotéis do Grupo NAU, o Palácio do Governador e o Cascatas Golf & Resort Spa da Hilton, entre outros.

Este grupo de hotéis era um problema na carteira dos bancos envolvidos. Estava incluído no portfólio da ECS Capital, uma sociedade fundada em 2006, com o objetivo de recuperar ativos na área do turismo.

Vários bancos estavam expostos a esta carteira, mas pesava sobretudo sobre o Novo Banco, BCP e CGD. Com uma percentagem menor, surgem também o Santander e a Oitante, um veículo que tinha sido criado para ficar com os ativos do Banif que o Santander Totta não quis.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+