Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

TAP mantém estatuto de empresa em situação económica difícil

28 dez, 2022 - 13:58 • Sandra Afonso

Resolução entra em vigor a 1 de janeiro e vigora até ao final de 2023, com possibilidade de renovação. Decisão do Governo permite a manutenção dos postos de trabalho.

A+ / A-

Foi publicada esta quarta-feira, em Diário da República, a renovação do estatuto da TAP S.A., da Portugália e da Cateringpor, como estando em situação económica difícil.

A decisão foi tomada antes do Natal, no Conselho de Ministros de 22 de dezembro, e era necessária para executar a reestruturação aprovada por Bruxelas e a injeção dos últimos 980 milhões, desbloqueados esta segunda-feira.

A resolução entra em vigor a 1 de janeiro do próximo ano e vigora até ao final de 2023, com possibilidade de renovação.

Na prática, com este estatuto estas empresas podem alterar condições de trabalho e deixar de aplicar ou suspender, total ou parcialmente, cláusulas dos acordos de empresa ou da regulamentação coletiva, tudo de forma legal.

O Governo justifica a medida com a possibilidade de “manutenção de postos de trabalho, que em outras circunstâncias deixariam de poder ser suportados, num contexto em que os concorrentes estão a implementar agressivos programas de restruturação e de redução de custos, preparando-se para um período de acrescida intensidade competitiva".

Ainda assim, a aplicação deste estatuto pode ser planeada, alterada ou prolongada pelos ministros das Finanças e do Trabalho e das Infraestruturas.

Na segunda-feira foi autorizado o pagamento à TAP da última injeção prevista no plano de reestruturação, no valor de 980 milhões de euros.

Uma operação dividida em três reforços de capital, subscritos pela República Portuguesa: 294 milhões de euros agora, 343 milhões a 20 de dezembro de 2023 e 343 milhões a 20 de dezembro de 2024.

Com esta última tranche são atingidos os 3,2 mil milhões previstos no acordo de reestruturação acordado com Bruxelas. Nos próximos dez anos a TAP não poderá receber mais ajudas de Estado.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+