Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Corrida aos Certificados de Aforro com aumento recorde em novembro

21 dez, 2022 - 13:26 • Sandra Afonso

Dados do Banco de Portugal. "Stock" total dos Certificados de Aforro já cresce há oito meses.

A+ / A-

Os Certificados de Aforro continuam a ser alvo de forte procura que atingiu, em Novembro, um máximo de aumento que não se verificava desde dezembro de 2007.

O montante subscrito aumentou 10,5%, para quase 18 mil milhões de euros, segundo dados divulgados esta quarta-feira pelo Banco de Portugal (BdP).

O "stock" total dos Certificados de Aforro já cresce há oito meses consecutivos, impulsionado pelo aumento da remuneração. Por estarem indexados à Euribor, que reage à subida das taxas de juro do Banco Central Europeu, têm vindo a apresentar taxas de juro acima das que são oferecidas nos depósitos bancários.

A serie E, atualmente em vigor, oferece neste momento uma taxa de juro de 2,84%, ou 2% líquidos. Há seis meses, em junho, a taxa bruta para novas subscrições era de 0,63%.

Estas valores explicam que em novembro o dinheiro aplicados em certificados tenha chegado aos 17.709,10 milhões euros, mais 1.688,94 milhões de euros do que no mês anterior.

Este aumento da procura mais do que compensou o menor interesse pelos Certificados do Tesouro, onde se registou nova redução, desta vez de 274,87 milhões de euros, para 15.554,15 milhões. O volume de subscrições desce pelo 13º mês consecutivo.

Em outubro, os Certificados de Aforro superaram pela primeira vez em cinco anos os Certificados do Tesouro.

Ainda segundo o relatório do banco central, este ano o stock de Certificados de Aforro já aumentou 42%, passou de 12,5 mil milhões de euros no final do ano passado, para os atuais quase 18 mil milhões de euros.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+