Tempo
|
A+ / A-

Produção de lenha aumentou 4% na UE desde 2020

20 dez, 2022 - 17:40 • Sandra Afonso

Portugal produziu menos de dois milhões de metros cúbicos de lenha em 2021, indicam as estatísticas da União Europeia.

A+ / A-

A produção de lenha está a crescer no espaço da União Europeia (UE). De acordo com os dados publicados esta terça-feira pelo Eurostat, a produção de toros para aquecimento chegou aos 118,5 milhões de metros cúbicos, o que representa um aumento de 4%, face a 2020 (113,8 milhões de metros cúbicos).

Nem todos os toros têm como destino o aquecimento. Segunfo o organismo de estatísticas da União Europeia (UE), em 2021, apenas 23% da produção foi utilizada como lenha. A restante serviu para produção de mobiliário, pavimentos, papel e outros.

Ainda segundo o Eurostat, nos últimos anos tem aumentado o recurso à madeira como fonte de energia renovável. A exceção foi 2020, o que se explica com as medidas restritivas para combater a Covid-19.

No ano passado, os cinco Estados-membros com a maior produção de lenha foram a França, (26.7 milhões/m3), Alemanha (23.2 milhões/m3), Finlândia (8.9 milhões/m3), Roménia (6.4 milhões/m3) e Suécia (5.5 milhões/m3).

No total, estes cinco países são responsáveis por 65% da produção de lenha na União Europeia.

Portugal produziu menos de dois milhões de metros cúbicos de lenha em 2021.

Face a 2020, os países onde a produção de madeira para aquecimento mais aumentou foi na Alemanha e França (15%), e Hungria (14%). Com a maior descida na produção está o Luxemburgo (23%), a Áustria (8%) e a Estónia (6%).

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+