Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Centeno avisa que aumento dos juros "está para lavar e durar"

16 dez, 2022 - 15:19 • Sandra Afonso

Governador do Banco de Portugal afasta aumentos “jumbo”, na ordem dos 75 pontos base, na próxima reunião do BCE, marcada para fevereiro.

A+ / A-

O governador do Banco de Portugal, Mário Centeno, avisa que o aumento das taxas de juros “está para lavar e durar”.

Mário Centeno reafirma a mensagem deixada, na quinta-feira, pela presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, de que as taxas de juro vão continuar a subir.

No entanto, afasta aumentos “jumbo”, na ordem dos 75 pontos base. Em fevereiro devem subir mais 50 pontos, indica o governador e antigo ministro das Finanças.

“Atenção que as revisões em alta da inflação ainda não acabaram e que, portanto, como disse a presidente Christine Lagarde, isto pode estar aqui para lavar e durar. E isso não é bom, mas como decidimos reunião a reunião e com base em dados, nada está decidido nem sequer para fevereiro, mas se se confirmarem os números que temos em cima da mesa, é muito provável que haja uma subida de taxa de juro de 50 pontos base em fevereiro como é improvável que seja de 75 pontos base”, sublinha Mário Centeno.

O governador do Banco de Portugal reafirmou que o pico da inflação estará a ser ultrapassado neste trimestre, tal como tinha avançado em entrevista à Renascença.

Esta sexta-feira, o banco central reviu em alta a inflação para este ano, para 8,1%. Em 2023 deverá ficar nos 5,8%.

O crescimento da economia também foi revisto em alta, para 6,8%, com uma travagem a fundo no ano seguinte, para 1,5%. No entanto, está afastada uma recessão, caso não se confirmem os riscos associados a estas previsões.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+