Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

ERSE aprova descida de 12% nos preços da mobilidade elétrica em 2023

15 dez, 2022 - 21:29 • Lusa

Redução das tarifas de 12% representa “um efeito adicional de -0,11 euros por cada 100 km”.

A+ / A-

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) aprovou uma redução dos preços das tarifas de mobilidade elétrica de 12% para o próximo ano face a 2022, segundo um comunicado hoje divulgado.

“Para o ano de 2023, os preços das tarifas aplicáveis a CEME, OPC e DPC reduzem-se em cerca de 12% face às tarifas praticadas no ano 2022”, referiu o regulador na mesma nota.

Os utilizadores de veículo elétrico (UVE) estabelecem contratos com os Comercializadores de eletricidade para a mobilidade elétrica (CEME) para o serviço de carregamento, realizado em pontos de Operadores de ponto de carregamento (OPC). A Entidade Gestora da Rede de Mobilidade Elétrica (EGME) garante os fluxos de dados necessários à faturação desses contratos. Esta operação abrange ainda os detentores de pontos de carregamento (DPC), segundo a ERSE.

As tarifas da EGME “fazem parte dos custos incorridos por CEME, OPC e DPC, que garantem o carregamento de veículos elétricos na rede de mobilidade elétrica, pelo que contribuem para o preço final pago pelos UVE ao realizarem carregamentos na rede de mobilidade elétrica”, explicou a entidade.

Segundo a ERSE, as reduções das tarifas da EGME de 12% representam “um efeito adicional de -0,11 euros por cada 100 km” (quilómetros) a título de exemplo.

De acordo com os dados divulgados pela ERSE, “em 2021, a rede de mobilidade elétrica permitiu a realização de mais de 1,38 milhões de carregamentos, num total de 4.959 pontos de carregamento”, sendo que as previsões para 2023 são que a rede de mobilidade elétrica atinja os 3,67 milhões de carregamentos, representando um aumento de 57% face à estimativa de 2,34 milhões de carregamentos para o ano 2022”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+