Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Eletricidade sobe 1,6% em janeiro no mercado regulado

15 dez, 2022 - 20:14 • Ricardo Vieira

O aumento é de 3,3% em comparação com a média do ano e de 1,6% em relação ao tarifário deste mês de dezembro, avança a ERSE.

A+ / A-

A fatura de eletricidade das famílias portuguesas vai aumentar 1,6% no mercado regulado a partir de 1 de janeiro de 2023, anunciou esta quinta-feira a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE).

O aumento é de 1,6% em relação a dezembro e de 3,3% tendo em conta a média do ano.

Esta atualização do preço da energia elétrica vai atingir mais de um milhão de clientes que estão no mercado regulado.

A ERSE apresenta dois exemplos. Em relação a dezembro deste mês, um casal sem filhos e com uma potência contratada de 3,45 kVA e um consumo anual de 1900 kWh vai pagar em janeiro uma fatura de 37,64 euros, mais 54 cêntimos.

Já um casal com dois filhos [potência 6,9 kVA, consumo 5000 kWh/ano] vai pagar agora 95,26 euros, um aumento de 1,41 euros em relação a dezembro.

"Este acréscimo tarifário, superior ao anunciado em outubro, deve-se a um menor sobreganho com a produção em regime especial (PRE), a devolver aos consumidores, do que o inicialmente previsto", explica a ERSE.

"Sendo o diferencial de custos da produção em regime especial dependente da diferença entre os preços garantidos à produção em regime especial e os preços de energia observados no mercado grossista, a descida observada nos preços de energia nos mercados grossistas, em outubro e novembro, faz com que os valores de sobreganho da PRE a devolver aos consumidores sejam significativamente inferiores aos valores previstos na proposta tarifária de 15 de outubro", adianta o regulador, em comunicado.

Os consumidores com tarifa social beneficiarão de um desconto de 33,8% sobre as tarifas de venda a clientes finais.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+