Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Combustíveis voltam a descer esta semana

12 dez, 2022 - 07:58 • Olímpia Mairos

A confirmarem-se as descidas, o litro de gasóleo simples vai custar 1,548 euros e o litro da gasolina simples 1,582.

A+ / A-

Abastecer a viatura esta segunda-feira vai sair mais barato. O preço dos combustíveis deverá registar uma forte descida, com o litro da gasolina a cair em média sete cêntimos e o gasóleo a recuar 9,5 cêntimos por litro.

A confirmarem-se estas descidas, o litro de gasóleo simples vai passar a custar cerca de 1,548 euros e o litro da gasolina simples 1,582.

Esta descida reflete o comportamento do barril de petróleo nos mercados internacionais, que mantém um valor abaixo dos 80 dólares.

Num esclarecimento enviado à Renascença, o gabinete de Fernando Medina disse ontem que “o Governo não irá atualizar o valor do ISP, mantendo-se em vigor até ao final do mês o desconto aplicado desde dia 5 de dezembro: de 27,3 cêntimos por litro de gasóleo e de 24,7 cêntimos por litro de gasolina”.

A atualização da taxa de carbono também “continua suspensa”.

Em março foi anunciado um “mecanismo semanal de revisão dos valores das taxas unitárias do ISP, que decorrem das variações das receitas correntes do IVA dos combustíveis”. No entanto, na sequência desta medida de apoio ao aumento dos combustíveis, o ISP só tem sido revisto mensalmente.

Assim sendo, a descida das matérias-primas deverá refletir-se totalmente no preço médio de venda ao público do gasóleo e da gasolina.

Apesar das descidas previstas convém confirmar o preço nas bombas uma vez que ele depende de cada posto de abastecimento, da marca e da zona onde se encontra.

Mesmo dentro da mesma rede de abastecimento, os preços podem ser muito diferentes de localização para localização.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+