Tempo
|
A+ / A-

Inflação

Custo de cabaz alimentar básico aumenta 21% num ano

09 dez, 2022 - 14:19 • Sandra Afonso

Informação avançada pelo Banco de Portugal.

A+ / A-

O cabaz alimentar básico aumentou 21% no último ano. São números avançados pelo Banco de Portugal para o custo mensal de um cabaz de bens alimentares básicos de um adulto.

Tem como base os preços diários dos principais retalhistas alimentares que operam em Portugal, em plataformas online.

Segundo esta estimativa, o preço médio do cabaz aumentou 21% entre outubro de 2021 e outubro deste ano. Quando o cabaz alimentar é adaptado a um adulto, com cerca de 40 anos, o aumento sobe para 24%.

A subida dos preços é transversal, “observou-se nas diferentes variedades de produtos existentes no mercado”.

Produtos mais baratos com maiores aumentos

Este trabalho analisou ainda a variação de preços entre os produtos mais caros e aqueles que têm os preços mais baixos.

Conclui que o custo mensal dos cabazes compostos pelas variedades dos produtos com preços mais altos cresceu 17%, enquanto o cabaz com as variedades de produtos com preços mais baixos subiu 26%.

No entanto, o custo dos dois cabazes é distinto: “o valor dos cabazes mais caros é cerca de duas vezes e meia superior ao valor dos cabazes compostos por variedades mais baratas”.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+