Tempo
|
A+ / A-

Black Friday. Mais de um quinto do valor gasto foi em compras online

02 dez, 2022 - 18:00 • Pedro Valente Lima

A proporção de compras realizadas pela internet, em relação ao total de transações na Black Friday, aumentou 83% nos últimos quatro anos.

A+ / A-

Os portugueses gastaram mais de um quinto das suas compras da Black Friday em plataformas online. Os dados são da SIBS Analytics, empresa que trabalha sobre os indicadores e estatísticas do consumo em Portugal.

O comércio via internet registou cerca de 22% da faturação total neste dia de promoções. O valor está em linha com a tendência de crescimento do e-commerce em Portugal. No ano passado, os números apontavam para 18%.

Em 2019, os valores não ultrapassavam os 12%. Contas feitas, a proporção de compras feitas online, no dia de Black Friday, aumentou 83% nos últimos quatro anos.

Recentemente, os consumidores têm dispersado as compras nesta época de descontos em novembro, pelo que muitos portugueses têm optado por adquirir produtos em promoções de Black Week, entre os dias 21 e 28 do mesmo mês.

Este ano, a Black Week registou um aumento de 12% no total de compras efetuadas em relação a 2021, enquanto a Black Friday se fixou pelos 7%.

A Black Friday de 2022 também assistiu a um menor crescimento do valor das compras: os consumidores compraram mais 1,35 vezes durante este dia de promoções, em relação à média gasta ao longo do mês de novembro. Em 2021, o valor era de 1,50 vezes.

No entanto, o valor médio de cada compra caiu em comparação com o ano passado: de 42,7 euros para 40,4 euros.

Entre os produtos e serviços com maior crescimento esta Black Friday, destacam-se "Moda e Acessórios" (2,6 vezes face à média diária de novembro) e "Beleza, Cosméticos e Perfumes" (2,1 vezes).

A nível distrital, é em Coimbra, Braga e Bragança que se verifica o maior crescimento de compras na Black Friday face à média do mês de novembro, enquanto os distritos mais a sul.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+