Tempo
|
A+ / A-

Inflação em Portugal desce para 9,9% em novembro

30 nov, 2022 - 09:36 • Redação

Valor corresponde a menos 0,2 pontos percentuais do que em outubro. Cálculo é do INE.

A+ / A-

A taxa da inflação em Portugal desceu para 9,9% no mês de novembro. O valor corresponde a uma queda de 0,2 pontos percentuais em relação ao mês anterior, de acordo com uma estimativa rápida divulgada esta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatísticas (INE).

Em outubro, a inflação tinha sido de 10,1%, o valor mais elevado dos últimos 30 anos em Portugal, muito graças ao aumento dos preços dos produtos alimentares e energéticos.

O indicador de inflação subjacente (índice total excluindo produtos alimentares não transformados e energéticos) terá registado uma variação de 7,2% (em comparação com 7,1% no mês anterior), taxa mais elevada desde dezembro de 1993.

Ainda de acordo com as estimativas rápidas do INE, a taxa de variação homóloga do índice relativo aos produtos energéticos terá caído para 24,8% (2,8 pontos percentuais inferior ao mês anterior).

Já o índice referente aos produtos alimentares não transformados terá apresentado uma variação de 18,4% (contra 18,9% em outubro), contrastando com a aceleração calculada nos produtos alimentares transformados, que terão registado uma variação de 16,8% (contra 14,1% no mês precedente).

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Americo
    30 nov, 2022 Leiria 13:11
    "..O indicador de inflação subjacente (índice total excluindo produtos alimentares não transformados e energéticos) terá registado uma variação de 7,2% (em comparação com 7,1% no mês anterior), taxa mais elevada desde dezembro de 1993..." Esta é que devia ser a principal notícia.

Destaques V+