Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Ministro da Economia não dá garantias que o Estado receba o dinheiro que injetou na EFACEC

09 nov, 2022 - 17:39 • Tomás Anjinho Chagas , com Pedro Valente Lima

O Estado já colocou 200 milhões de euros na empresa desde a sua nacionalização, em 2020. António Costa Silva promete "fazer tudo" para encontrar uma solução de reprivatização da EFACEC.

A+ / A-

O ministro da Economia, António Costa Silva, não promete que o Estado recupere a totalidade do investimento feito na EFACEC.

A empresa, nacionalizada em 2020, já recebeu 200 milhões do Estado português, dos quais 150 são referentes a um empréstimo. O Governo está a tentar encontrar parceiros para privatizar a empresa.

O ministro disse esta quarta-feira no parlamento que não consegue "dar nenhuma garantia" de reembolso do capital mobilizado, mas promete que irá "fazer tudo para isso acontecer".

"Entre as várias companhias com que estamos a falar, algumas nacionais, outras internacionais, há algumas em que existe uma convergência estratégica exatamente com o modelo de negócio da EFACEC. Eu penso que se isso for conseguido, esta situação menos boa da companhia pode ser ultrapassada."

Já sobre a generalidade do panorama económico do país, António Costa Silva sublinha que Portugal tem resistido à crise, mas que irá entrar num período "muito difícil".

"Apesar da guerra na Ucrânia Europa, da crise energética, do preço das matérias-primas, da alta inflação, há alguma resiliência na indústria e sistema produtivo português", salienta.

Para o ministro, há razões para existir "alguma esperança para o futuro, mas não vamos ter ilusões": "O ano de 2023 vai ser muito difícil. Nós já temos o prognóstico da recessão na Alemanha, que provavelmente se vai confirmar".

Em 2020, a EFACEC, companhia que opera nos setores da energia, engenharia e mobilidade, foi nacionalizada. O Estado português ficaria a deter 71,73% de ações da empresa, percentagem que pertencia a Isabel dos Santos.

Na altura, a decisão foi motivada pelo instabilidade acionista que a EFACEC vivia, na sequência do processo Luanda Leaks, que envolvia a empresária, filha do antigo presidente de Angola, José Eduardo dos Santos.

Desde então, o Estado tem tentado vender a sua participação na companhia. A DST, empresa de engenharia e construção civil, chegou-se à frente no processo de reprivatização da EFACEC, mas o processo viria a cair nas negociações entre o Governo e a Comissão Europeia.

Em setembro deste ano, a companhia encontrava-se em falência técnica, com um prejuízo líquido de 55 milhões de euros nos primeiros seis meses de 2022.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+