Tempo
|
A+ / A-

Mário Centeno diz que investimento financiado por fundos europeus é "dramaticamente baixo”

09 nov, 2022 - 19:31 • Filomena Barros , Rosário Silva

Mais de 80% é financiado pelos impostos é pagos pelos portugueses, diz o governador do Banco de Portugal.

A+ / A-

O governador do Banco de Portugal (BdP) afirmou esta quarta-feira que a percentagem de investimento público financiada pelos fundos europeus é "dramaticamente baixa".

Mário Centeno participou, por videoconferência, num encontro sobre "O Orçamento do Estado para 2023", numa iniciativa da Ordem dos Economistas, que decorreu em Lisboa.

“A estatística que nos diz qual a percentagem investimento financiada por fundos europeus continua a ser dramaticamente baixa”, declarou.

De acordo com Centeno, “menos de 20% do investimento público total é financiado por fundos europeus, o que quer dizer que mais de 80% é financiado pelos impostos pagos pelos portugueses”.

Na sua intervenção, o antigo ministro das Finanças, lembrou que a “taxa de execução do PRR (Plano de Recuperação e Resiliência), tem estado muito abaixo do previsto”, sendo “prejudicada também pela inflação do custo dos projetos”.

A olhar para 2023, o governador do BdP disse esperar-se “que a prossecução das reformas no âmbito do PRR venha acelerar a utilização efetiva e eficaz dos fundos e a potenciar os investimentos”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+