Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Em dois meses. Mais de 100 mil consumidores passaram para o mercado regulado de gás

07 nov, 2022 - 08:53 • Fátima Casanova

Números enviados à Renascença pela Agência para a Energia indicam que, desde que foi publicado o decreto-lei, os CUR receberam perto de 108 mil pedidos para regressar ao mercado regulado do gás.

A+ / A-

Segundo a Agência para a Energia (ADENE), desde 7 de setembro, os comercializadores do mercado regulado, designados como comercializadores de último recurso (CUR), receberam 107.933 pedidos de contratação.

Destes pedidos, já se encontram finalizados 104.001 processos. Os restantes 3.932 pedidos encontram-se em curso.

De recordar que a mudança para o mercado regulado do gás voltou a ser uma possibilidade para os consumidores em Portugal com consumos anuais inferiores ou iguais a 10.000 metros cúbicos (m3) desde o passado dia 7 de setembro, um dia depois da publicação do Decreto-Lei n.º 57-B/2022.

A medida foi anunciada pelo Governo, em agosto e vai vigorar durante 12 meses, podendo abranger até 1,5 milhões de consumidores domésticos e foi decidida na sequência dos aumentos das tarifas dos comercializadores no mercado livre.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+