Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

ASAE apreende instrumentos de medição na região Centro no valor de 128 mil euros

05 nov, 2022 - 12:44 • Lusa

Operação de fiscalização, no âmbito do controlo metrológico dos instrumentos de medição, decorreu durante as últimas semanas.

A+ / A-

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu na região Centro, instrumentos de medição, no valor de 128 mil euros, na sequência de uma operação de fiscalização.

"Esta ação teve como objetivo verificar junto dos operadores económicos o cumprimento do controlo metrológico dos instrumentos de medição, que constitui uma obrigação do Estado, devido à importância dos instrumentos de medição que são utilizados nas transações comerciais, operações fiscais, segurança, proteção do ambiente ou saúde", explica, em comunicado, a ASAE.

A operação de fiscalização, no âmbito do controlo metrológico dos instrumentos de medição, decorreu durante as últimas semanas, nos concelhos da Covilhã, Fundão Oleiros, Sertã e Vila Velha de Ródão (distrito de Castelo Branco) e Mêda, Guarda, Pinhel (distrito da Guarda).

Segundo a ASAE "foram instaurados 29 processos de contraordenação por falta de controlo metrológico e apreendidas sete básculas em indústrias, 19 balanças em peixarias, pastelarias, frutarias e padarias, seis contadores de tempo (bilhares) em estabelecimentos de restauração e bebidas e um equipamento destinado à medição do tempo de estacionamento de veículos num parque de estacionamento".

No total, o valor estimado da apreensão cifra-se nos 127.650 euros.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+