Tempo
|
A+ / A-

Web Summit. Ministro da Economia anuncia 90 milhões de euros para apoiar 3.000 startups

01 nov, 2022 - 22:22 • Lusa

António Costa Silva desafiou os empreendedores a investirem em Portugal, tendo presente a "ameaça climática" e que "a tecnologia e as soluções técnicas resolveram os problemas mais difíceis".

A+ / A-

O Governo vai lançar um pacote de 90 milhões de euros para apoiar 3.000 empresas recém-criadas (startups) nos próximos quatro anos, anunciou esta terça-feira o ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva, durante a aberturad a Web Summit 2022

O pacote, a lançar durante a cimeira tecnológica destina-se a apoiar, com fundos do Plano de Recuperação e Resiliência (2021-2026), 'startups' que desenvolvam modelos de negócio digitais "amigos" do ambiente.

Segundo o ministro, que representou o Governo português na cerimónia de abertura, que começou com um largo atraso, o apoio será atribuído através de 'vouchers' (vales) "digitais e verdes".

António Costa Silva, que discursou em inglês, adiantou, sem mencionar o montante de financiamento, que será lançado em paralelo um novo pacote para apoiar os "custos operacionais" das incubadoras de empresas.

Dirigindo-se à plateia, instou os empreendedores a investirem em Portugal, tendo presente a "ameaça climática" e que "a tecnologia e as soluções técnicas resolveram os problemas mais difíceis".

Igualmente em inglês, o presidente da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas, disse que a capital portuguesa, a cidade com que sonhou, é onde "o impossível encontra-se com o possível", evocando como exemplo a recém-anunciada Fábrica de Unicórnios, que pretende captar 'startups' altamente valorizadas.

Depois de mencionar a recém-eleição de Lula da Silva como Presidente do Brasil, o fundador e presidente-executivo da Web Summit, Paddy Cosgrave, defendeu, reproduzindo a filosofia do evento, que "estabelecer conexões", em pessoa, pode "transformar carreiras, empresas e até países".

A sétima edição da Web Summit conta com mais de 70.000 participantes, 2.630 'startups' e empresas, 1.120 investidores e 1.040 oradores.

O evento tecnológico, que nasceu em 2010 na Irlanda, passou a realizar-se na zona do Parque das Nações, em Lisboa, em 2016 e vai manter-se na capital portuguesa até 2028.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+