Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

"Qual é a alternativa?" Braga de Macedo considera "ridículo" que haja vozes contra a subida das taxas de juro

28 out, 2022 - 19:07 • Pedro Mesquita , André Rodrigues

Jorge Braga de Macedo era ministro das Finanças em 1992, quando a inflação esteve acima dos 10%. Nessa altura, a moeda ainda era o escudo e as taxas de juro eram igualmente elevadas. A receita, explica o ex-ministro, foi convencer os parceiros sociais com um plano credível para baixar a taxa para 8%.

A+ / A-
"Qual é a alternativa?" Braga de Macedo "ridículo" que haja vozes contra a subida das taxas de juro

O antigo ministro das Finanças, Braga de Macedo, diz não ver alternativa à política de subida de taxas de juro do Banco Central Europeu.

Numa altura em que a receita suscita dúvidas quanto à sua eficácia, o antigo ministro dos governos de Cavaco Silva lembra, em declarações à Renascença, que “a Reserva Federal norte-americana começou muito antes do Banco Central Europeu aumentar as taxas. O BCE começou muito tarde, portanto, é compreensível que também acabe mais tarde”.

Comentando as críticas que se fizeram ouvir, nos últimos dias, entre as do Presidente da República português, Jorge Braga de Macedo pergunta “qual é a alternativa?” e acrescenta que “um país do nosso tamanho dizer que acha mal, acaba por ser ridículo”.

Segundo a estimativa rápida do Instituto Nacional de Estatística (INE), a inflação em Portugal acelerou para os 10,2% em outubro, a mais alta desde maio de 1992, precisamente na altura em que Jorge Braga de Macedo estava à frente da pasta das Finanças.

Nessa altura, a moeda ainda era o escudo e as taxas de juro eram igualmente elevadas, mas, segundo Braga de Macedo, o facto de, nessa altura, Portugal ter a sua própria moeda não tornava as coisas mais fáceis.

A começar na perceção pública do problema: “as pessoas achavam que a inflação era uma coisa normal. Não percebiam que era um imposto injusto. Era uma inflação galopante e tínhamos problemas de solvabilidade por causa da balança de pagamentos, razão pela qual tivemos de recorrer duas vezes ao FMI no tempo do Dr. Mário Soares. O nosso problema era ter uma política cambial previsível. Neste momento, a política cambial previsível é o BCE, é o euro”, explica.

Há 30 anos, com uma inflação acima dos 10%, Braga de Macedo lembra que foi decisiva a aproximação aos parceiros sociais para que aceitassem um plano de redução para 8%.

"As taxas de juro já estavam muito elevadas e eram determinadas pelo Banco de Portugal. A minha grande luta foi que a expetativa da descida da inflação fosse credível, credibilizada de um programa a médio prazo para a legislatura, programa esse que, depois, é aceite - ou, pelo menos, não é rejeitado pelos parceiros sociais - que alinham numa inflação de 8% para 1992", conclui Braga de Macedo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • José J C Cruz Pinto
    29 out, 2022 ILHAVO 12:14
    ... irrealismo e cobardia de governos e instituições europeias, como a Comissão e o BCE. Talvez o Parlamento Europeu escape ... mas é muito incerto
  • José J C Cruz Pinto
    29 out, 2022 ILHAVO 12:06
    Olha quem vem agora "botar" discurso para nos tentar ensinar a todos! Pudera! Como haverIa de concordar com o contrário do que propôs ou fez quando era ministro?! Qualquer palerma consegue ver que uma boa parte da actual inflacção não tem origem na "conjuntura"- 7real e efectiva -, mas (1) no aproveitamento por parasitas funcionais e estruturais, e (2) no irrealismo ou cobardia de governos.

Destaques V+