Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

INE

Inflação em Portugal atinge 10,2% em outubro

28 out, 2022 - 11:07 • Redação com Lusa

É o valor mais elevado desde 1992.

A+ / A-

A taxa de inflação nacional atinge 10,2%, segundo a estimativa rápida de outubro divulgada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

É o valor mais elevado desde 1992.

"Tendo por base a informação já apurada, a taxa de variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) terá aumentado para 10,2% em outubro, taxa superior em 0,9 pontos percentuais (p.p.) à observada no mês anterior", pode ler-se.

Quanto ao indicador de inflação subjacente (índice total excluindo produtos alimentares não transformados e energéticos) terá registado uma variação de 7,1% em outubro (6,9% no mês anterior), o registo mais elevado desde janeiro de 1994.

Os dados definitivos referentes ao IPC do mês de outubro de 2022 serão publicados no próximo dia 11 de novembro.

Confiança dos consumidores a recuar

Já a confiança dos consumidores voltou a diminuir em setembro e outubro, com o indicador a ficar próximo do registado no início da pandemia, em abril de 2020.

Em simultâneo, o clima económico também recuou entre setembro e outubro, “reforçando o movimento descendente iniciado em março e atingindo o mínimo desde abril de 2021.

A evolução da confiança dos consumidores em outubro resultou, sobretudo, do “contributo negativo das perspetivas de evolução futura da situação económica do país, tendo as opiniões e as expectativas relativas à situação financeira do agregado familiar também contribuído negativamente”, diz o INE. Por outro lado, as “perspetivas sobre a evolução futura da realização de compras importantes por parte das famílias contribuíram positivamente”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Tabelem
    28 out, 2022 Tabelem 10:38
    Tabelem Combustíveis, gás, Eletricidade, elaborem um cabaz de compras com preços controlados e elaborem Legislação que permita castigos severos a quem quiser furar isto, para continuar a ter lucros pornográficos, e as coisas melhoram. Caso contrário, as alterações de Ordem Pública e as campanhas de desobediência civil, mesmo num povo envelhecido e quebrado como o português, vão começar a aparecer...

Destaques V+