Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Fitch sobe "rating" de Portugal para "BBB+" com perspetiva estável

28 out, 2022 - 22:17 • Lusa

Em comunicado, o ministro das Finanças sublinha que esta subida "é um sinal de confiança internacional muito importante para Portugal".

A+ / A-

A agência de notação financeira Fitch decidiu esta sexta-feira subir o "rating" (avaliação) de Portugal de "BBB" para "BBB+", com o "outlook" (perspetiva) estável.

"A Fitch Ratings subiu o "rating" de longo prazo de Portugal de "BBB" para "BBB+". O "outlook" é estável", indicou, em comunicado, a agência de notação financeira.

Esta é a terceira melhoria do "rating" da República portuguesa, depois de a DBRS e de a Standard & Poor"s também já se terem pronunciado no mesmo sentido.

Em comunicado, o ministro das Finanças sublinha que esta subida "é um sinal de confiança internacional muito importante para Portugal".

“O Governo continuará empenhado numa estratégia de contas certas e focado no objetivo de reduzir o peso da dívida pública para níveis inferiores a 100% do produto até ao final da legislatura. Desta forma, e como esta decisão da Fitch já confirma, estamos a proteger a economia nacional da incerteza e a garantir que o país está em melhores condições para responder aos desafios que enfrentamos”, lê-se, ainda.

A próxima, e última, agência prevista olhar para o "rating" de Portugal é a Moody"s, em 18 de novembro.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+