Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

OE 2023

"Brilhante Dias e Costa saberão inglês?" Rangel demarca-se de parágrafo de documento do PPE sobre taxas de juro

26 out, 2022 - 19:40 • Lusa

Vice-presidente social-democrata demarca-se das acusações feitas pelo primeiro-ministro e pelos socialistas de que o PSD estaria a apoiar os "falcões do Banco Central Europeu" na política de aumento de taxas de juro.

A+ / A-

O eurodeputado Paulo Rangel demarca-se das acusações feitas no debate orçamental por PS e primeiro-ministro de que os sociais-democratas estariam a apoiar os "falcões do Banco Central Europeu” na política de aumento das taxas de juro.

“Eurico Brilhante Dias e António Costa saberão inglês? O parágrafo do texto citado - e que os eurodeputados do PSD ainda assim não apoiaram - limita o aumento das taxas de juro a três condições”, refere o primeiro vice-presidente do PSD, numa publicação na rede social Twitter.

Estas três condições, segundo Paulo Rangel, são “a manutenção das previsões económicas, a proporcionalidade a pensar nas famílias, empresas e impacto na economia” e “a proteção dos juros da dívida pública dos países periféricos como Portugal”.

“Costa, Medina e Centeno têm de dizer se subscrevem os critérios deste parágrafo ou se sugerem outro alternativo para combater a inflação”, desafiou.

No primeiro dia de debate na generalidade da proposta de Orçamento do Estado para 2023, em resposta ao PS, o primeiro-ministro defendeu que "sucessivas subidas da taxa de juro não contribuem para o controlo da inflação, contribuem para aumentar o risco de recessão nas economias europeias".

"Demonstrámos desde 2015 que a melhor forma de termos contas públicas certas não é com austeridade, é com crescimento, com emprego, com melhores salários. É assim que nós consolidamos a nossa economia e a trajetória de crescimento sustentável que temos mantido. É esse o caminho que vamos manter, recusando esta campanha do PPE, do PPD/PSD para um aumento das taxas de juro por parte do BCE", acrescentou António Costa.

O assunto foi trazido pelo líder parlamentar do PS, Eurico Brilhante Dias, que invocou "um documento de política" do Partido Popular Europeu (PPE), do qual o PSD faz parte, de 29 de setembro, no qual, disse, se "pede ao BCE para manter a determinação em aumentar as taxas de juro".

Eurico Brilhante Dias acusou o PSD de ter uma posição em Portugal e outra em Bruxelas, onde "aprova, dá guarida ao papel da direita mais conservadora" da Europa, "dos falcões do BCE, que quer aumentar as taxas de juro, mesmo que isso coloque em causa o crescimento económico".

O documento, explicou fonte do PSD, saiu das jornadas parlamentares do PPE, em Creta, e, apesar de não ser votado, não teve a concordância dos eurodeputados sociais-democratas portugueses em vários pontos.

Na publicação do Twitter, Rangel partilha parte desse documento, onde sublinha a passagem à qual o PS fez referência e onde se lê, em inglês: “o grupo do Partido Popular Europeu apela ao BCE para manter a determinação em aumentar as taxas de juro enquanto as previsões do BCE se mantiverem inalteradas, ao mesmo tempo que tem em conta a Avaliação de Proporcionalidade. Tomamos nota do lançamento do Instrumento de Proteção da Transmissão (TPI, na sigla original)”, uma ferramenta criada para evitar que a subida dos juros prejudique os países mais endividados.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+