Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Galp. Lucros aumentam 86% até setembro

24 out, 2022 - 07:20 • Redação com Reuters

As margens de refinação subiram para 12,4 dólares por barril, em vez de os 2,8 dólares por barril de há um ano.

A+ / A-

A Galp Energia teve um lucro de 608 milhões de euros nos primeiros nove meses de 2022 - um aumento de 86% face ao ano anterior - como informa a empresa em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Todos os segmentos de negócio apresentaram “um forte desempenho”, mas o aumento dos preços do petróleo e o negócio de refinação, ajudam a explicar os resultados. Afinal, até setembro, as margens de refinação subiram para 12,4 dólares por barril, quando há um ano o valor era 2,8 dólares por barril.

Já os resultados do terceiro trimestre, com lucros de 187 milhões de euros, revelam uma subida de 16% face ao mesmo trimestre do ano anterior, mas uma descida face aos 265 milhões registados no segundo trimestre deste ano.

De acordo com as contas apresentadas pela empresa, ainda liderada por Andy Brown, os lucros antes de juros, impostos, depreciações e amortizações (Ebitda) aumentaram 73%, para 2.897 milhões de euros, nos primeiros nove meses do ano. Já no terceiro trimestre o Ebitda foi de 784 milhões de euros que compara com 607 milhões um ano antes e 1,244 milhões no segundo trimestre.

As empresas de petróleo e gás mundiais receberam um impulso depois da invasão da Ucrânia pela Rússia elevou os preços da energia no momento em que a procura estava a recuperar rapidamente com o levantamento das restrições da pandemia.

Tópicos
Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Joaquim Correto
    24 out, 2022 Paços 09:33
    "Ah é por causa do euro", "Ah é por causa do preço do brent", "Ah é por causa dos derivados"...! As pessoas em francas dificuldades, e estes gajos a chular quem trabalha! VERGONHOSO!
  • Petervlg
    24 out, 2022 Trofa 07:31
    Como é possível que uma empresa ganhe a custa da dificuldade dos outros. É logico

Destaques V+