Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

OE2023

Cerveja diz que aumento de impostos é "injusto e discriminatório"

24 out, 2022 - 15:27 • Lusa

Setor da cerveja contesta aumento de impostos especiais na cerveja face ao vinho e alerta que medida terá "impacto "grave" na competitividade da fileira".

A+ / A-

O setor da cerveja criticou nesta segunda-feira a proposta do Governo para o Orçamento do Estado de 2023 (OE2023), salientando que o aumento de 4% nos impostos especiais na cerveja face ao vinho é "injusto e discriminatório".

Num comunicado divulgado nesta segunda-feira, Francisco Gírio, o secretário-geral da APCV - Cervejeiros de Portugal - disse que "o aumento deste imposto é injusto e discriminatório porque agrava a carga fiscal da cerveja face ao vinho, que possui taxa zero de IEC/IABA (imposto especial sobre consumo/imposto sobre bebidas alcoólicas). Ambos competem no mercado doméstico das bebidas alcoólicas, mas a cerveja paga IEC/IABA e IVA de 23%, o vinho não paga IEC/IABA e paga apenas 13% de IVA".

Medida terá impacto "grave" na competitividade da fileira

Na mesma nota, a entidade disse que esta possibilidade prevista no OE2023 "terá um impacto "grave" na competitividade e na sobrevivência da fileira da cerveja, nas suas empresas e nos consumidores".

De acordo com a associação, "as microcervejeiras portuguesas pagarão mais do dobro dos impostos por hectolitro que paga um grande cervejeiro espanhol".

De acordo com a entidade, a concorrência externa vem agravar a situação. "Em Espanha, o principal mercado concorrente de Portugal no campo das cervejas, o imposto similar pago é menos de metade do que a taxa prevista na proposta apresentada pelo Governo", referiu, destacando que "de facto, enquanto em Portugal o IEC/IABA sobre a cerveja é de 21,10 euros/hectolitro, em Espanha é, desde 2005, apenas 9,96 euros/hectolitro".


"Agravar este imposto quando Espanha o mantém congelado é colocar os produtores portugueses numa situação ainda mais deficitária face à concorrência espanhola", afirmou o mesmo responsável, assinalando que "face às empresas nacionais do vinho, e face às cervejeiras espanholas" esta é "provavelmente, a única indústria de fileira nacional com agravamento de impostos todos os anos".

Preços da cerveja podem aumentar

"Se a proposta for aprovada na Assembleia da República, o setor cervejeiro sairá grandemente prejudicado face aos seus dois maiores concorrentes, o vinho e a cerveja vinda de Espanha", diz o setor.

Por outro lado, "os preços da cerveja em Portugal podem aumentar, já que mais custos poderão ser repercutidos nos consumidores", alertou a associação.

Setor reclama diminuição de impostos

Assim, "o setor cervejeiro nacional reclama do Estado português um pacto de estabilidade fiscal de médio prazo e acesso a taxas mais baixas de imposto especial para os cervejeiros artesanais, até um dado limite de produção anual", indicou a associação.


A APCV - Cervejeiros de Portugal considera que "esta solução é da mais elementar justiça para um setor que representa 1,5% do PIB (Produto Interno Bruto), que tem centenas de unidades de produção e que gera mais de 50 mil postos de trabalho".

Para tal, começou já "a contactar todas as representações parlamentares com assento na Assembleia da República, solicitando reuniões de urgência para explicar o impacto no setor e apresentar a proposta da Associação", com o objetivo de "sensibilizar os partidos para o erro que está prestes a ser cometido e reverter a situação no Orçamento que for aprovado".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+