Tempo
|
A+ / A-

Cerca de 320 mil pessoas não receberam apoio de 125€ devido a problema com IBAN

24 out, 2022 - 19:20 • Ricardo Vieira

Quase 90% das transferências ordenadas pela Autoridade Tributária "foram bem-sucedidas", refere o Ministério das Finanças.

A+ / A-

Veja também:


Cerca de 320 mil contribuintes ainda não receberam o apoio de 125 euros devido a problemas com o IBAN, revelou esta segunda-feira o Ministério das Finanças.

"Do total de transferências ordenadas pela AT, cerca de 320 mil não foram processadas, uma vez que consta um IBAN inválido no Portal das Finanças. Isto significa que 87% das transferências ordenadas pela AT foram bem-sucedidas", refere em comunicado o gabinete do ministro Fernando Medina.

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) ordenou, até esta segunda-feira, transferências a cerca de 2,5 milhões de pessoas relativamente ao apoio extraordinário ao rendimento das famílias.

"No universo das transferências estão abrangidos 1,3 milhões de crianças e jovens dependentes", sublinha o Ministério das Finanças.

A tutela explica que "a invalidade do IBAN do cadastro do Portal das Finanças pode decorrer de diversos fatores, designadamente quando os contribuintes tenham indicado um IBAN de uma conta da qual não sejam titulares, se tenham enganado a digitar um número ou tenham indicado no passado o IBAN de uma conta entretanto encerrada".

"O IBAN que consta do cadastro poderá não coincidir, por opção do contribuinte, com o indicado para efeitos da declaração de IRS, pelo que os contribuintes que ainda não o fizeram deverão verificar e/ou atualizar o seu IBAN no cadastro do Portal das Finanças, uma funcionalidade disponível aqui. Nos casos em que os contribuintes apenas indicam o IBAN para efeitos de IRS, é este que é considerado para efeitos do pagamento deste apoio extraordinário", sublinham as Finanças.

Dentro de seis meses, o Governo vai avaliar e perceber quem ficou de fora, segundo o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais. “Os pagamentos estão a decorrer com a normalidade que prevíamos e com a eficácia semelhante aos reembolsos de IRS”, confirmou esta segunda-feira António Mendonça Mendes à RTP3, acrescentando que já foram feitas um milhão de transferências.

O apoio de 125 euros a titulares de rendimentos até 2.700 euros brutos mensais começou a ser pago na semana passada pela Autoridade Tributária e Aduaneira.

O Portal das Finanças tem uma funcionalidade que permite aos contribuintes ver qual o valor e consultar o estado do pagamento. VEJA AQUI

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+