Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Alojamento Local ganha 2.500 unidades em Lisboa e Porto num ano

24 out, 2022 - 15:54 • João Carlos Malta

Crescimento forte no setor que ainda está abaixo do que se verificava no pré-Covid-19, mas que teve um desempenho histórico no primeiro semestre deste ano ao nível da ocupação e da média da diária.

A+ / A-

Lisboa e o Porto têm mais 2.500 unidades de alojamento local no primeiro semestre deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado. Um valor que representa um crescimento de 55%.

As das cidades em conjunto somavam 6.500 fogos T0/T1 ativos no alojamento local, de acordo com os dados do SIR-Alojamento Local, gerido pela Confidencial Imobiliário. Lisboa agrega 3.400 fogos T0/T1 ativos e o Porto os outros 3.100.

O alojamento local registou no 2º trimestre um desempenho em máximos históricos. Lisboa rompeu recordes de ocupação, rentabilidade e diárias, registando uma ocupação média de 73%, e uma diária média de 108 euros.

No Porto, as diárias médias também estão em máximos, atingindo os 91 euros no 2º trimestre.

No entanto, no final de 2019, Lisboa e o Porto contabilizavam, em conjunto, cerca de 10.000 fogos T0/T1 nesta atividade. Uma redução para o momento atual de 35%.

Apesar desta trajetória de recuperação da oferta ativa no alojamento local, o mercado continua subdimensionado face ao período pré-Covid.

Segundo o Confidencial Imobiliário. dados incidem sobre apartamentos de tipologia T0 e T1 com registo de alojamento local listados nas plataformas de reserva e que exibem atividade de vendas e ocupação regulares.

De acordo com Ricardo Guimarães, Diretor da Confidencial Imobiliário, “a redução da oferta ativa foi um dos efeitos mais vincados da pandemia.”

“O regresso dos alojamentos ao mercado tem sido lento, refletindo a desconfiança dos proprietários face a uma atividade que se manteve anémica durante muito tempo. Desde o verão passado que se nota um regresso paulatino de apartamentos ao AL e o atual nível de oferta, embora ainda distante dos padrões pré-pandemia, reflete a maior confiança dos proprietários neste mercado, o qual alcançou no verão indicadores de desempenho que não só deixam para trás o período do Covid, como estabelecem novos máximos”, defende Guimarães.

A Câmara do Porto dá, esta próxima segunda-feira, em reunião pública de Executivo, um novo passo para a criação do Regulamento Municipal para o Crescimento Sustentável do Alojamento Local do Porto.

Isto acontece de depois de a Assembleia Municipal ter autorizado a suspensão de novos registos de estabelecimento de Alojamento Local no Centro Histórico e no Bonfim.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Abonos
    24 out, 2022 Casas para ocupar 19:35
    Se querem dar casas a minorias só porque são pobres mas souberam fazer um ranchinho de putos, e fecham os olhos quando essas minorias ocupam casas, então este alojamento local pertence às honestas pessoas em que marido e mulher trabalham, mas com ordenados de m**da, que não conseguem fugir à pobreza. Trabalhadores na pobreza, unam-se e ocupem estas casas. Têm mais direito a elas que aqueles que vivem de subsídios e só sabem fazer filharada para terem mais abono de família.

Destaques V+