Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Inflação

Portagens nas pontes 25 de Abril e Vasco da Gama deverão subir 9% em janeiro

14 out, 2022 - 18:21 • Diogo Camilo

Lusoponte atualiza as tarifas a partir da taxa de inflação registada em setembro, de 9,3%. Entrar de carro em Lisboa pela ponte 25 de Abril pode ficar 20 cêntimos mais caro, subida na ponte Vasco da Gama é de 25 cêntimos.

A+ / A-

As portagens nas pontes 25 de Abril e Vasco da Gama deverão subir 9,3% no início do próximo ano, se não houver intervenção do Governo.

A atualização das tarifas é feita a partir da taxa de inflação registada em setembro, divulgada esta quinta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística, e resultará num aumento de 20 cêntimos para o caso de carros na ponte 25 de Abril e de 25 cêntimos na Ponte Vasco da Gama.

A proposta de subida das tarifas será apresentada pela Lusoponte, a concessionária das duas pontes sobre o rio Tejo em Lisboa, ao Governo, que pode interceder e limitar os aumentos.

As gestoras das pontes e das autoestradas poderão negociar, mas deverão exigir compensações, como o prolongamento dos contratos de concessão.

Na ponte 25 de Abril, a entrada em Lisboa passará a custar 2,10€ para veículos de classe 1 a partir de janeiro, enquanto a subida na ponte Vasco da Gama é de 25 cêntimos, para os 3,15 €. Nas portagens, os aumentos são feitos de cinco em cinco cêntimos.

Para as autoestradas, a proposta de subida das tarifas de portagem depende do índice homólogo de preços no consumidor registado em outubro, que só será confirmado pelo INE a 11 de novembro.

Em julho, o presidente executivo da Brisa, António Pires de Lima, já tinha alertado para a possível subida de preços. “As portagens estão diretamente relacionadas com a inflação, é o indicador de inflação em outubro que vai determinar o valor das portagens, portanto, deverão aumentar e com algum significado no próximo ano, a não ser que o Estado mostre abertura para encontrar mecanismos que compense a Brisa desse aumento e o possa diluir no tempo, ou incluí-lo no grupo de trabalho de renegociação da concessão”, afirmou em entrevista ao Jornal de Negócios e à Antena 1.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Paulo Cabrita
    14 out, 2022 Odivelas 17:56
    Alguém que explique porque temos aumentos com base na inflação e noutros casos, os aumentos são controlados? Ex: rendas aumentam 2%,

Destaques V+