Tempo
|
A+ / A-

OE 2023

Governo e Banco de Portugal preparam mais medidas para o crédito à habitação

14 out, 2022 - 09:00 • Olímpia Mairos

O objetivo é evitar que as famílias deixem de pagar as prestações ao banco devido à subida dos juros, embora as alterações só entrem em vigor em 2023.

A+ / A-

O Ministério das Finanças e o Banco de Portugal estão a trabalhar para avançar com alterações aos regimes que monitorizam sinais que indiciem o incumprimento dos créditos para a compra de habitação permanente.

O Jornal Expresso escreve esta sexta-feira que além da redução do escalão no IRS, conhecida esta semana, o Governo está a preparar mais medidas para apoiar as famílias com crédito à habitação.

O objetivo é evitar que as famílias deixem de pagar as prestações ao banco devido à subida dos juros, embora as alterações só entrem em vigor em 2023.

De acordo com a notícia do Expresso, Fernando Medina quer definir limites quantitativos que forcem a negociação, de modo que os bancos monitorizem as famílias quando a taxa de esforço atinge 40% dos rendimentos, ao invés de 50%.

Neste caso, segundo o jornal, estão em causa alterações aos regimes existentes para evitar o incumprimento e soluções extrajudiciais: o PAR e o PERSI. Legislação que já tinha sido atualizada aquando da pandemia.

Há ainda mais dois diplomas sobre o tema no Parlamento, do BE e do Livre, mas só poderão ser discutidos no fim de novembro, quando termina o debate parlamentar sobre o Orçamento. A entrada em vigor destas medidas deverá, por isso, passar para o próximo ano.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+