Tempo
|
A+ / A-

Economia mundial

"Pior ainda está por vir" e 2023 "vai parecer uma recessão" para muitos, avisa FMI

11 out, 2022 - 15:25 • Lusa

Fundo Monetário Internacional manteve a projeção de crescimento do PIB mundial deste ano em 3,2%, mas cortou a de 2023 para 2,7%. Mais de um terço da economia global deverá contrair, enquanto Estados Unidos, União Europeia e China continuarão a estagnar no próximo ano.

A+ / A-

O FMI manteve hoje a projeção de crescimento do PIB mundial deste ano em 3,2%, mas cortou em 0,2 pontos percentuais (pp.) a de 2023 para 2,7%, com uma probabilidade de 25% de cair abaixo de 2%.

Na atualização das projeções económicas, divulgadas hoje, o Fundo Monetário Internacional (FMI) estima que mais de um terço da economia global irá contrair este ano ou no próximo, enquanto as três maiores economias - Estados Unidos, União Europeia e China - continuarão a estagnar.

“O pior ainda está por vir, e para muitas pessoas 2023 vai parecer uma recessão”, avisa Pierre-Olivier Gourinchas, economista-chefe da instituição, no relatório.

O FMI alerta que o mundo enfrenta um período volátil, quer económica, geopolítica e ambientalmente, com impacto para as perspetivas globais, destacando nomeadamente as consequências da guerra na Ucrânia.

Ainda assim, mantém as perspetivas de crescimento global para este ano inalteradas face às estimativas divulgadas em julho, mas revê em baixa as do próximo ano, sendo ainda significativamente mais do que o projetado em abril.

“As previsões são mais fracas do que o esperado para 143 economias para 2023. A previsão para 2023 é a mais fraca desde a taxa de crescimento de 2,5%, observada durante a desaceleração global de 2001 – com exceção daquelas durante as crises financeiras e de Covid-19”, refere.

O FMI melhorou em 0,5 pontos percentuais a previsão deste ano para a Zona Euro, para 3,1%, face a julho, mas cortou em 0,7 pp. a de 2023, para 0,5%.

A desaceleração do crescimento também se irá sentir nos Estados Unidos, tendo a organização de Bretton Woods revisto em baixa de 0,7 pp. a previsão deste ano, para 1,6%, estimando uma expansão de 1% em 2023.

Já para a China antecipa um crescimento do PIB de 3,2% este ano e de 4,4% em 2023, menos 0,1 pp. e menos 0,2 pp., respetivamente, do que anteriormente.

Apesar do cenário, o FMI assinala que “um declínio no PIB global ou no PIB global per capita - o que muitas vezes acontece quando há uma recessão — não está atualmente na previsão de linha de base”.

No entanto, admite que uma recessão técnica (pelo menos dois trimestres consecutivos com uma contração do PIB real) em algum momento durante 2022-23 em cerca de 43% das economias com previsões de dados trimestrais (31 de 72 economias), representando mais de um terço do PIB mundial.

O FMI dá nota de que os riscos descendentes para as perspetivas permanecem elevados, considerando que “o risco de erro de calibração da política monetária, orçamental ou financeira aumentou acentuadamente num momento em que a economia mundial permanece historicamente frágil e os mercados financeiros estão a mostrar sinais de stress”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+