Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

FMI mais pessimista do que Governo vê PIB português a crescer 0,7% em 2023

11 out, 2022 - 15:18 • Lusa

Face às previsões de junho, o Fundo Monetário Internacional até prevê um maior crescimento do PIB português este ano, de 6,2%, mas, ainda assim abaixo, das perspetivas de 6,5% indicadas no Orçamento do Estado anunciado.

A+ / A-

O Fundo Monetário Internacional (FMI) melhorou esta terça-feira ligeiramente as perspetivas de crescimento da economia portuguesa deste ano, para 6,2%, mas cortou as de 2023 para 0,7%, revelando-se mais pessimista do que o Governo.

Nas previsões económicas mundiais, agora divulgadas, o FMI prevê que o Produto Interno Bruto (PIB) cresça 6,2% este ano, uma melhoria face à estimativa de 5,8% conhecida em junho, e próximo da previsão de 6,5% inscrita pelo Governo português no Orçamento do Estado para 2023 (OE2023).

No documento entregue esta segunda-feira no Parlamento, o executivo português diz prever que o crescimento desacelere para 1,3% no próximo ano, mas o FMI está mais pessimista e vê a economia portuguesa a crescer 0,7%, abaixo dos 1,9% previstos em junho.

O FMI estima ainda um crescimento homólogo de 2,3% no quarto trimestre de 2022 e de 1,8% no quarto trimestre de 2023.

A instituição de Bretton Woods prevê uma taxa de inflação para Portugal de 7,9% este ano e de 4,7%, o que compara com os 7,4% e 4% previstos pelo executivo português.

O FMI projeta ainda que o saldo da balança corrente de Portugal seja de -1,1% do PIB este ano e de -0,4% do PIB em 2023.

Nas projeções, estima ainda uma taxa de desemprego de 6,1% este ano e de 6,5% no próximo.

Para este ano, o Conselho das Finanças Públicas (CFP) e o Banco de Portugal (BdP) preveem um crescimento do PIB português de 6,7% e a Comissão Europeia de 6,5%, enquanto a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento estima uma expansão de 5,4%.

Já para o próximo ano, o CFP prevê 1,2%, a Comissão Europeia 1,9%, a OCDE 1,7% e o BdP 2,6%.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+