Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

OE 2023. Redução do escalão para quem tem crédito habitação é um adiantamento "sem juros"

10 out, 2022 - 18:06 • Pedro Mesquita

A medida não se trata de um bónus. Mais tarde, os contribuintes terão de pagar nos acertos do IRS em 2024.

A+ / A-

A economista Sandra Maximiano, professora no ISEG, diz que a medida do Orçamento do Estado para 2023 (OE 2023) que visa a redução do escalão de IRS para quem tenha um crédito à habitação é um "crédito sem juros, sobre os créditos que as pessoas têm".

Segundo a proposta, em 2023 “a retenção na fonte sobre rendimentos de Categoria A de IRS é reduzida para a taxa do escalão imediatamente inferior à correspondente à remuneração mensal”.

A professora do ISEG defende que "é uma boa medida para quem tenha crédito habitação e tenha juro variável, e espera um aumento da sua mensalidade".

"Esta medida permite ter mais rendimento disponível no presente, face a esse aumento do crédito", sublinha Maximiano. "Isto é um crédito sem juros, sobre os créditos que as pessoas têm crédito habitação", soma.

Mas não se pense que será um bónus dado pelo Governo às famílias, mais tarde terão de pagar. Acontecerá em 2024 nos acertos de IRS.

"Isto é um crédito. E isso presupõe que tenha de ser pago no futuro. Mas é um crédito sem juros, é um crédito bonificado nesse sentido. Mas se isso significa não perder direito à casa, ou fazer face a rendas extremamente altas que podem por em causa compromissos e outras rendas no presente, acho que é de aproveitar", sublinha.

"Se calhar não é para toda a gente, no sentido em que cada um sabe da sua contabilidade mensal", finaliza.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+