Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

OE 2023

Indexante de Apoios Sociais aumenta 8%

10 out, 2022 - 14:13 • Redação com Lusa

O custo orçamental em 2023 é de 155 milhões de euros. Se projeções da inflação se verificarem, pessoas de baixa, com subsídio de desemprego, RSI e outros não vão perder poder de compra.

A+ / A-

O Indexante de Apoios Sociais (IAS) vai ser atualizado em 8%, segundo o relatório que acompanha a proposta de Orçamento do Estado para 2023 (OE2023) entregue esta segunda-feira no Parlamento.

O IAS passa, assim, dos atuais 443,2 euros para os 478,7 euros.

"Em 2023, o Indexante de Apoios Sociais (IAS) é atualizado em 8%, para um valor de 478,7 euros (correspondendo a um aumento de +35,5 euros)", lê-se no documento.

Depois de o Governo ter suspendido temporariamente as regras de atualizações de pensões para o próximo ano, as dúvidas sobre o que aconteceria ao IAS manteve-se.

O IAS é o valor de referência para o cálculo e determinação de diversos apoios sociais, tais como o abono de família, a prestação social para a inclusão, o Rendimento Social de Inserção (RSI), entre outros, "podendo impactar a vida de 1,6 milhões de beneficiários", afirma o Governo.

"Com a atualização de 8%, acima da inflação prevista, garante-se maior proteção social aos que mais precisam", sublinha o executivo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+