Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

OE 2023

Famílias com crédito à habitação podem pagar menos IRS ao final do mês

10 out, 2022 - 16:11 • Manuela Pires

Quem quiser pagar menos IRS ao fim do mês tem de comunicar à entidade patronal “a opção de redução da retenção na fonte prevista".

A+ / A-

A proposta de Orçamento do Estado para 2023 (OE 2023) que o Governo apresentou esta segunda-feira prevê a redução das retenções na fonte para titulares de crédito à habitação.

Segundo a proposta, em 2023 “a retenção na fonte sobre rendimentos de Categoria A de IRS é reduzida para a taxa do escalão imediatamente inferior à correspondente à remuneração mensal”.

Mas há condições cumulativas que os contribuintes devem preencher. Esta medida só se aplica ao sujeito passivo que receba uma remuneração mensal que não ultrapasse os 2.700 euros brutos.

Quem quiser pagar menos IRS ao fim do mês tem de comunicar à entidade patronal “a opção de redução da retenção na fonte prevista, através de declaração acompanhada dos elementos indispensáveis à verificação das condições referidas, bem como qualquer outra informação fiscalmente relevante ocorrida posteriormente”.

A possibilidade de descer para o escalão inferior permite aumentar o rendimento disponível, mas não se sabe como vai ser depois o acerto anula de IRS.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+