Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Eurostat

Preços das casas subiram 13% no segundo trimestre, acima da média europeia

07 out, 2022 - 15:06 • Sandra Afonso

Eurostat aponta que comprar casa ficou 13,2% mais caro em Portugal entre abril e junho deste ano, em comparação com o período homólogo em 2021. Mas há situações piores.

A+ / A-

Os preços das casas subiram mais de 13% em Portugal no segundo trimestre, acima da média europeia, adiantou esta sexta-feira o Eurostat.

É uma tendência do mercado, com o aumento dos custos de construção sobe também o preço de venda, mas em Portugal chegou aos 13,2% entre abril e junho deste ano, em comparação com igual período do ano passado.

O Eurostat dá ainda conta de agravamentos em “todos os Estados-membros para os quais existem dados disponíveis", apontando que "em 16 deles os aumentos foram superiores a 10%", caso de Portugal.

A média fica abaixo dos dois dígitos. O preço das casas aumentou 9,9% na União Europeia e 9,3% na zona euro, em termos homólogos.

Os portugueses estão entre os que mais sentem o agravamento dos preços, mas há situações piores. Os maiores aumentos foram registados na Estónia (+27,4%), na Chéquia (+23,1%) e na Hungria (+22,8%).

Na situação oposta, com os menores agravamentos nos preços das casas, está o Chipre (+2%), a Finlândia (+2,2%) e a Dinamarca (+2,8%).

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+