Tempo
|
A+ / A-

Preço dos combustíveis volta a subir

03 out, 2022 - 07:32 • Olímpia Mairos

O gasóleo deve aumentar 2,5 cêntimos por litro e a gasolina sobe cerca 1,5 cêntimos por litro.

A+ / A-

Após quatro semanas em queda, o preço dos combustíveis fica mais caro já esta segunda-feira.

As previsões apontam para subidas de 2,5 cêntimos no preço do litro do gasóleo e cerca de 1,5 cêntimos na gasolina.

Feitas as contas, o preço médio do gasóleo deverá ficar nos 1,752 euros por litro, enquanto o litro da gasolina subirá para os 1,713 euros.

Será o reflexo mais do que provável do aumento da cotação do petróleo, que atingiu na semana passada os 88 dólares por barril.

O preço final nas bombas depende, no entanto, de cada posto de abastecimento, da marca e da zona onde se encontra.

A influenciar o preço dos combustíveis estão as medidas extraordinárias de redução fiscal que foram prolongadas até ao final do ano.

Medidas que equivalem a uma redução da carga fiscal de 28,2 cêntimos por litro no gasóleo e 32,1 cêntimos por litro na gasolina.

Entre as medidas em vigor incluem-se o desconto no ISP equivalente a uma descida da taxa do IVA dos 23% para 13%, a compensação por via de redução de ISP da receita adicional de IVA e a suspensão da atualização da taxa de carbono.

Desde sábado que as faturas dos combustíveis têm de mencionar a diferença do valor do ISP que seria cobrado caso não existisse o desconto, assim como o valor do imposto.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+