Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Banco de Portugal

Dívida pública recua em agosto

03 out, 2022 - 11:37 • Lusa

Diminuiu 900 milhões de euros em agosto, refletindo, essencialmente, uma amortização de Obrigações do Tesouro de Rendimento Variável.

A+ / A-

A dívida pública na ótica de Maastricht, a que conta para Bruxelas, diminuiu 0,9 mil milhões de euros em agosto face a julho, somando 278,2 mil milhões de euros, informou o Banco de Portugal.

Segundo as estatísticas da dívida pública atualizadas para agosto, divulgadas pela instituição, esta redução da dívida das Administrações Públicas relevante no contexto da supervisão orçamental europeia refletiu, essencialmente, uma amortização de Obrigações do Tesouro de Rendimento Variável (OTRV), no valor de 1,2 mil milhões de euros.

Em sentido contrário, as responsabilidades em depósitos aumentaram 0,3 mil milhões de euros, por via das emissões de certificados de aforro, parcialmente compensadas pelas amortizações de certificados do Tesouro.

Já os depósitos das administrações públicas aumentaram 0,6 mil milhões de euros, segundo o relatório do BdP.

A dívida pública, deduzida desses depósitos, diminuiu 1,6 mil milhões de euros, para 252,5 mil milhões de euros.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+