Tempo
|
A+ / A-

Créditos à habitação. Costa recusa razões para "sobressalto"

29 set, 2022 - 19:57 • Lusa

Primeiro-ministro está "atento" face ao impacto da subida dos juros nas prestações a pagar pelas famílias com créditos à habitação.

A+ / A-

O primeiro-ministro recusou hoje que haja neste momento razões para sobressalto relativamente à capacidade da generalidade das famílias portuguesas suportar a atual trajetória de aumento de juros nos créditos à habitação, mas assegurou estar atento ao fenómeno.

Esta posição foi transmitida por António Costa na segunda ronda do debate sobre política geral na Assembleia da República, depois de a coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, ter alertado que as prestações da casa já aumentaram nos últimos meses cerca de 100 euros - e isto em relação a créditos de valor modesto, o que exige, na sua perspetiva, uma intervenção imediata do Governo para proteger as famílias.

O primeiro-ministro, porém, afastou esta via de intervenção urgente.

"Temos vindo a manter um diálogo quer com o regulador quer com os bancos. Temos vindo a fazer uma monitorização de qual é o montante que temos de crédito e de prestação por agregado familiar e percentil de rendimento. Neste momento, eu acho que não há nenhuma razão para haver um sobressalto", considerou o líder do executivo.

António Costa procurou assegurar a seguir que o seu Governo está "atento" face ao impacto da subida dos juros nas prestações a pagar pelas famílias com créditos à habitação.

"Há razões para estarmos atentos, preocupados. E, ao contrário do que possa parecer, não andar a esbracejar na praça pública não quer dizer que se esteja de braços cruzados. Estamos a fazer o nosso trabalho, com serenidade que a situação recomenda. Tal como com a Segurança Social não se deve ser alarmista, também não se deve ser alarmista relativamente às situações de crédito", advertiu.

Catarina Martins não gostou da resposta que recebeu e comentou: "Vejo que o primeiro-ministro só tem alarmismo quando se trata de conseguir que os rendimentos de quem vive do seu trabalho possa subir um pouco".

"Quando se trata de pedir responsabilidades aos grandes grupos económicos, que têm aliás lucros extraordinários neste período, aí, parece que o Governo tem tanta prudência que fica um pouco tudo na mesma", disse.

Na questão dos créditos à habitação, na perspetiva de António Costa, a primeira responsabilidade no sentido de encontrar uma solução ao nível dos contratos é da entidade bancária.

"Vamos ver se é possível gerir este problema. Felizmente, 90% dos contratos têm uma prestação mensal inferior a 472 euros. Estamos a acompanhar a situação, designadamente como é que os bancos estão a gerir a subida das taxas de juro e como estão a abordar os respetivos clientes para a renegociação ou não renegociação dos contratos", afirmou.

Por essa razão, segundo António Costa, "o Governo não se deve antecipar nem substituir a quem de direito em tomada de posições".

"Sobretudo, não devemos desonerar as partes que lucram com o contrato em relação ao esforço que devem fazer para encontrar uma solução", acrescentou.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+