Tempo
|
A+ / A-

Centeno não concorda com aumento dos juros em 75 pontos base

29 set, 2022 - 15:00 • Sandra Afonso

Na Lituânia, o governador do Banco de Portugal considera que uma subida das taxas de juro desta ordem pode comprometer estabilidade.

A+ / A-

A participar numa reunião de governadores dos bancos centrais, em Vilnius, na Lituânia, Mário Centeno destacou-se por remar contra a corrente.

Enquanto muitos já defenderam publicamente subidas rápidas e substanciais dos juros, o governador do Banco de Portugal disse à Reuters que mais 75 pontos base em outubro pode conduzir a mais instabilidade nos mercados.

“Se andarmos com avanços e recuos, isso vai enviar sinais contraditórios aos mercados, aos agentes e aos cidadãos, e isso é mau”, afirmou o ex-ministro das Finanças de Portugal.

Questionado também pela Bloomberg, pediu cautela e defendeu medidas equilibradas, que não enfraqueçam a economia, já em risco de recessão.

“Temos que ser um fator de estabilidade nas nossas economias, não o contrário, por isso acho essencial sermos cautelosos”, observou.

Recorde-se que Cristine Lagarde, presidente do Banco Central Europeu (BCE), já indiciou várias subidas dos juros, nas próximas reuniões.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+