Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​BCE avisa que taxas de juro vão subir “nas próximas reuniões”

28 set, 2022 - 15:09 • Sandra Afonso

Christine Lagarde diz que "faremos o que temos de fazer" e defende que o objetivo é a estabilidade dos preços, não criar uma recessão.

A+ / A-

A presidente do Banco Central Europeu (BCE) confirma várias novas subidas dos juros, nas próximas reuniões, para travar a taxa de inflação.

Christine Lagarde diz que "faremos o que temos de fazer" e defende que o objectivo é a estabilidade dos preços, não criar uma recessão.

“Recuperar a estabilidade dos preços é a missão do BCE e é o que temos de fazer. Recuperar a inflação de 2% no médio prazo”, declarou.

“Faremos o que temos de fazer, que é continuar a subir as taxas de juro nas próximas reuniões. O nosso objectivo principal não é criar uma recessão, mas a estabilidade dos preços e temos de conseguir, porque as consequências serão muito piores”, frisou a presidente do BCE.

Christine Lagarde prometeu novas subidas das taxas de juros numa conferência em Frankfurt, na Alemanha.

A próxima reunião do Banco Central Europeu está marcada para 27 de outubro.

Os juros subiram em julho, pela primeira vez em 11 anos, em 50 pontos base. Em setembro voltaram a subir 75 pontos base.

Esta semana, Prémio Nobel da Economia, Joseph Stiglitz, alertou que aumentar os juros só vai provocar uma recessão ainda pior.

O economista lembra que a reação natural dos bancos centrais, para combater a inflação, é subir as taxas de juro, mas no atual contexto só vão matar o paciente.

“Eles vão subir as taxas de juro até controlarem os preços, mas a inflação não será controlada, não irá afetar o fornecimento de petróleo, de gás, da alimentação, etc…”, afirma Joseph Stiglitz.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Filipe
    28 set, 2022 évora 15:41
    Andaram a comprar casas nestes últimos anos inflacionadas quase para o dobro do preço real , e agora este mês se as forem entregar ao banco , já avaliam por baixo daquilo que foi a avaliação inicial . Criaram o engodo propositado para 80% andar a comer latas de sardinha por dia . Agora o que foi em Espanha no ano 2008 a BOLHA ... está em Portugal a nascer uma CÚPULA . Tem a Europa e os desgraçados dos mais fracos pagarem a guerra na Ucrânia deste modo ? Porque o Estado não mete preços máximos para o Pão ... Leite e afins de primeira necessidade ? É a desligar a luz à meia noite que enche os bolsos das famílias falidas ? Parece que para o PS o dinheiro nasce debaixo das pedras . Maioria Absoluta e Estados de Emergência escondidos para este PS formar o seu paraíso onde só alguns entram ...

Destaques V+