Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Lagarde espera que a atividade económica "abrande substancialmente" nos próximos trimestres

26 set, 2022 - 18:12 • Teresa Almeida com Redação

A presidente do Banco Central Europeu elenca quatro motivos que justificam esta previsão.

A+ / A-

A presidente do Banco Central Europeu (BCE) avisa esperar que a atividade económica "abrande substancialmente" nos próximos trimestres.

Christine Lagarde elenca quatro motivos que justificam esta previsão. A primeira trata-se da inflação que continua a enfraquecer as despesas e a produção em toda a economia.

"Estes ventos contrários são reforçados pelas perturbações no fornecimento de gás", realça, durante a tarde desta segunda-feira.

Esta segunda-feira houve também um alerta do Prémio Nobel da Economia, Joseph Stiglitz, num seminário em Viena, dizendo que aumentar os juros só vai provocar uma recessão ainda pior.

O economista lembra que a reação natural dos bancos centrais, para combater a inflação, é subir as taxas de juro, mas no atual contexto só vão matar o paciente.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+