Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Crise. Aprovadas medidas sobre rendas, pensões e luz

21 set, 2022 - 12:00 • Lusa

Sem direito a qualquer mudança proposta pela oposição, a Comissão de Orçamento e Finanças deu luz verde ao pacote do Governo.

A+ / A-

Os deputados da Comissão de Orçamento e Finanças aprovaram, esta quarta-feira, na especialidade, a proposta do Governo com medidas de mitigação do impacto da subida dos preços junto das famílias.

Em causa está a proposta do Governo estabelece um regime transitório de atualização das pensões em 2023, com aumentos entre 4,43% e 3,53% em função do montante auferido pelos pensionistas, depois de o executivo ter já aprovado em decreto-lei o pagamento de um suplemento extraordinário, já em outubro, equivalente a meia pensão.

Deste pacote consta também o 'travão' às rendas que em 2023 terão um aumento limitado a 2%, com a medida a abranger todos os inquilinos com contratos celebrados até dezembro de 2022 e a descida do IVA de 13% para 6% para consumos até 100 kWh mensais de eletricidade.

Entre as propostas de alteração a esta proposta apresentadas pelos vários partidos, apenas foram viabilizadas as do PS, onde se inclui a impenhorabilidade dos apoios excecionais às famílias.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+