Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Fornecimento de gás a Portugal. Governo admite risco de incumprimento

19 set, 2022 - 18:42 • Rosário Silva

O ministro do Ambiente garante que o Governo está atento e a antecipar eventual risco de interrupção no fornecimento de gás natural que, a acontecer, poderia descambar em novo aumento dos preços.

A+ / A-

Não é um cenário, de todo, desejável, mas existe o risco da Nigéria, país fornecedor essencial de gás natural a Portugal, não conseguir cumprir com os contratos de fornecimento deste combustível, o que, a acontecer pode levar a uma nova subida dos preços.

É o ministro do Ambiente e da Ação Climática que o admite. Duarte Cordeiro falava esta segunda-feira na CNN Portugal Summit.

“Queremos acreditar nos nossos fornecedores, mas é evidente que estamos num contexto de enorme turbulência no mercado. E não podemos dizer, no atual contexto, que não temos risco. Temos riscos. De hoje para amanhã, podemos ter um problema”, afirmou, o governante.

“Pode não ser fornecido o volume de gás que tínhamos previsto que ia ser fornecido e isso pode significar que passamos a ter outro fornecimento, com outro preço, o que vai alterar os preços do mercado”, admitiu Duarte Cordeiro, questionado sobre a possibilidade da Nigéria não cumprir com os seus compromissos.

Ainda de acordo com o ministro, o Governo tem procurado diminuir este risco no fornecimento de gás, nomeadamente com a diversificação dos fornecedores, defendendo, por outro lado, a atuação da Comissão Europeia na criação de plataformas de compras conjuntas e com a definição de preços de importação.

Recorde-se que no início de setembro, representantes do Governo e da Galp estiveram na Nigéria, onde reuniram com a empresa do Estado, responsável pela produção e comercialização do gás natural no país que, segundo o Ministério do Ambiente, manifestou a intenção de cumprir com os contratos de fornecimento.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+