Tempo
|
A+ / A-

Medina avança que economia vai crescer acima de 6% em 2022

14 set, 2022 - 12:05 • Lusa

"Economia portuguesa não está a crescer acima da média da UE, está a crescer acima de cada um dos países da UE", afirma o ministro das Finanças.

A+ / A-

O ministro das Finanças, Fernando Medina, disse hoje que o Produto Interno Bruto (PIB) deverá crescer acima de 6%, reiterando que a resiliência da economia se verifica num contexto de "contas certas".

"O aumento do PIB vai superar as nossas expectativas de abril e deverá atingir mais de 6% este ano", disse Fernando Medina, durante uma audição regimental na Comissão de Orçamento e Finanças (COF), no parlamento.

No discurso inicial perante os deputados da COF, Fernando Medina reiterou a meta de reduzir a dívida pública para valores inferiores a 120% do PIB e que cumprirá a redução do défice para 1,9%.

"As contas continuam certas. Esta é uma garantia de segurança para o futuro e da qual não vamos - e não podemos - abdicar", disse o ministro das Finanças, que, em resposta ao deputado Hugo Carneiro, do PSD, afirmou que "a economia portuguesa não está a crescer acima da média da União Europeia, está a crescer acima de cada um dos países da União Europeia".

Na apresentação das medidas de mitigação do impacto da subida de preços no rendimento das famílias, o ministro das Finanças adiantou que o Governo está a trabalhar com uma taxa de crescimento do PIB deste ano de 6,4%, uma revisão em alta face aos 4,9% esperados anteriormente.

Na proposta do Orçamento do Estado para 2022 (OE2022), entregue em abril no parlamento, o Governo previa um crescimento da economia de 4,9% este ano, uma revisão em ligeira baixa (0,1 pontos percentuais) face ao cenário macroeconómico apresentado no Programa de Estabilidade.

No OE2022 prevê-se que a divida pública recue este ano para 120,7% do PIB.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Digo
    14 set, 2022 Eu 12:52
    Cada dia que passa, parecem-se cada vez mais com os governos de Passos Coelho - Portas (PSD-CDS). Só que enquanto esses diziam claramente como nos iam lixar - cada vez que Passos Coelho aparecia na TV, o Povão ficava de coração nas mãos - "estes" disfarçam o golpe, com torrentes de paleio a ver se nos confundem. Mas o resultado final é cada vez mais o mesmo: ataque aos nossos bolsos. Eu recomendaria um certo cuidado ao PM: a Função Pública e os Reformados e Pensionistas - eleitorado conquistado ao PSD - são o garante deste governo PS. Já aldrabou os Pensionistas - tanta critica à Miss Swap por querer cortar 600 milhões nas Reformas e afinal vem fazer o mesmo - e quanto mais teima que não, mais as pessoas desconfiam. Agora, apesar da Lei - que só é para aplicar quando dá jeito - quer "aumentar" a Função Pública em 2% quando a Inflação é pelo menos 7, 1%... Hostilize 4 Milhões de Eleitores, que vai ver onde vai parar a sua Maioria Absoluta. E escusa de pensar que nos engana com as suas tiradas de retórica circular, ou que um "bodo aos pobres" a um ano de eleições, faz esquecer o que andou a fazer nesta Legislatura ...

Destaques V+