Tempo
|
A+ / A-

Eletricidade. Mexida no IVA significa redução de 1 euro para a maioria dos consumidores

06 set, 2022 - 14:24 • Fátima Casanova

Deco/Proteste fez as contas à medida anunciada pelo Governo para apoiar as famílias. Alerta que está a excluir consumidores que tenham optado, por exemplo, por ter carros elétricos.

A+ / A-

A redução do IVA da eletricidade, da taxa de 13% para 6%, traduz-se numa redução de apenas um euro para a generalidade dos consumidores, diz à Renascença Pedro Silva, da Deco/Proteste.

“O IVA a 13% incide sobre os primeiros 100 quilowatts mensais de consumo de cada famílias, que no caso de famílias numerosas é majorado para 150 quilowatts. Traduz-se numa redução que estará entre 1 euro e 1,6 euros”, refere o especialista da Deco.

A redução do IVA na eletricidade não abrange todas as parcelas da fatura da luz. Só pode beneficiar quem tenha potência contratada até 6,9 KVA (kilovoltampere).

Pedro Silva fala, por isso, em falta de coerência do Governo, porque com esta medida está a excluir consumidores que tenham optado, por exemplo, por ter carros elétricos.

OuvirPausa
Pedro Silva, da Deco/Proteste, faz as contas ao desconto na energia

“Quem optou, por exemplo, por adquirir um veículo elétrico e, portanto, todas estas medidas foram apoiadas pelo Estado através de programas para um consumo mais eficiente, de promoção da sustentabilidade e da descarbonização, vê-se agora potencialmente excluído ao ter esta medida só aplicada até aos 6,9 KVA. Quem tiver um veículo elétrico e um equipamento em casa ligado, com esta potência dificilmente consegue carregar o veículo”, adverte.

A Deco avisa, ainda, que os consumidores têm de estar preparados até para um aumento do valor da fatura, por causa do chamado mecanismo ibérico de ajuste dos custos de produção da eletricidade, que começa a ser pago aquando da renovação do contrato.

“À medida que eles são renovados este mecanismo ibérico vai-se aplicar a cada vez mais faturas. Tendo em conta a média do valor do ajuste, que é cerca de 15 cêntimos em agosto, que depois vai ser refletido ao consumidor, o que nós temos aqui para um consumo de 100 quilowatts, aquele que está abrangido pela redução agora anunciada, este valor vai ser de cerca de 3,5 euros. Ou seja, há um aumento por via deste mecanismo de IVA de 3,5 euros a favor do Estado”.

Já no que toca ao mercado do gás, Pedro Silva, da Deco/Proteste, aplaude a possibilidade das famílias poderem regressar ao mercado regulado do gás.

Apesar dos aumentos anunciados para o próximo mês, este especialista diz que a fatura não vai ter o mesmo peso que vai assumir no mercado livre.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • ze
    06 set, 2022 aldeia 14:02
    E os distraidos a pensarem que iriam pagar a electricidade com iva de 6%!.........Que descaramento,que engano,que fraude deste governo,o gás de botija,e os combustiveis,e os aumentos para os pensionistas e reformados.e que ajudas para os senhorios? Nada,nem uma palavra,e será que o Exmº Sr.Presidente da Républica,compreendeu bem estas medidas?teria feito as contas?Penso que sim,pois não demorou a promulgá-las.

Destaques V+