Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Combustíveis. Gasóleo e gasolina descem de preço esta segunda-feira

05 set, 2022 - 07:22 • Olímpia Mairos

O preço do litro do gasóleo deverá descer 6,5 cêntimos, já o preço da gasolina recua sete cêntimos.

A+ / A-

Atestar o depósito esta segunda-feira vai ficar mais barato.

O preço do litro do gasóleo deverá descer 6,5 cêntimos, já o preço da gasolina recua sete cêntimos.

De acordo com os valores médios praticados nas bombas na semana passada, publicados pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), os consumidores deverão passar a pagar 1,827 euros por litro de gasóleo simples – uma redução de 6,5 cêntimos – e 1,71 euros por litro de gasolina simples 95 — menos sete cêntimos.

As alterações devem refletir a cotação do Brent (valor de referência do petróleo), negociado abaixo dos 93 dólares o barril.

Ainda assim, o preço final na bomba depende de cada posto de abastecimento, da marca e da zona onde se encontra.

O Governo decidiu prolongar as medidas para mitigar os efeitos do aumento dos combustíveis, onde se incluem os descontos aplicados no Imposto sobre os Produtos Petrolíferos (ISP) dos combustíveis, a suspensão da atualização da taxa de carbono e também os descontos para o gasóleo agrícola.

Aplica-se, assim, em setembro o desconto no ISP equivalente a uma descida da taxa do IVA dos 23% para 13%. Segundo as contas do Ministério das Finanças, a diminuição da carga fiscal é de 28,2 cêntimos por litro de gasóleo e 32,1 cêntimos por litro de gasolina.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • ze
    05 set, 2022 aldeia 08:39
    sobem 11 centimos e depois baixa 6.5,grande negócio que o estado faz,em impostos.na semana seguinte voltam a subir,o isp deveria acabar,já chega o iva a 23% que é um exagero.

Destaques V+