Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Alemanha

Depois do pessoal de terra, pilotos da Lufthansa marcam greve para sexta-feira

01 set, 2022 - 10:08 • Lusa

A greve vai decorrer entre as 00:01 de sexta-feira (23:01 de quinta-feira em Portugal) e as 22:59 de sexta-feira (21:59 em Portugal) e vai afetar o transporte de passageiros da Lufthansa e da sua subsidiária de carga.

A+ / A-

Os pilotos da companhia aérea alemã Lufthansa vão fazer na sexta-feira uma greve, convocada pelo sindicato Vereinigung Cockpit (VC) após o fracasso das negociações dos acordos coletivos.

Em comunicado em que é anunciada a greve, o porta-voz do sindicato VC, Matthias Baier, confirmou que “as negociações falharam”.

“Conscientes da nossa responsabilidade para com a empresa e os clientes, não quisemos deixar de tentar de tudo e propusemos outra data de negociação, apesar da oferta insuficiente e das negociações falhadas”, disse.

Baier acrescentou que a empresa compareceu à reunião de terça-feira para negociar, mas não aproveitou para abordar os temas do sindicato com uma oferta melhorada.

“Portanto, só podemos insistir com uma greve”, disse.

A greve vai decorrer entre as 00:01 de sexta-feira (23:01 de quinta-feira em Portugal) e as 22:59 de sexta-feira (21:59 em Portugal) e vai afetar o transporte de passageiros da Lufthansa e da sua subsidiária de carga. Ainda não há informações sobre quantos passageiros e quantos voos poderão ser afetados pela paralisação.

Por sua vez, o presidente da política de negociação coletiva da VC, Marcel Gröls, destacou que “para evitar greves, a Lufthansa deve apresentar uma oferta significativamente melhor” e acrescentou que atualmente as posições entre a empresa e o sindicato estão “muito distantes”.

O sindicato exige para os mais de 5.000 pilotos da companhia aérea e da sua subsidiária de carga um aumento salarial de 5,5% para este ano e uma compensação automática pela inflação a partir de 2023.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+