Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

INE. Economia cresce e desemprego desce

31 ago, 2022 - 11:16 • Lusa

A estimativas são avançadas pelo Instituto Nacional de Estatística.

A+ / A-

O Produto Interno Bruto (PIB) português registou um crescimento de 7,1% no segundo trimestre face ao mesmo período de 2021 e uma variação nula relativamente ao primeiro trimestre, avança o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Os números reveem em alta estimativa rápida divulgada a 29 de julho pelo INE e que apontava para um crescimento do PIB no segundo trimestre para 6,9% em termos homólogos e para uma contração em cadeia de 0,2%.

Segundo o INE, estas estimativas preliminares para o segundo trimestre de 2022 refletem, na comparação homóloga, "em parte um efeito de base, dado que no primeiro trimestre de 2021 estiveram em vigor várias medidas de combate à pandemia que condicionaram a atividade económica".

A taxa de desemprego terá sido de 5,9% em julho, 0,1 pontos percentuais abaixo de junho e inferior aos 6,6% de julho de 2021.

De acordo com as Estimativas Mensais de Emprego e Desemprego do INE, em julho “a taxa de desemprego situou-se em 5,9%, valor inferior ao do mês precedente em 0,1 pontos percentuais e ao de julho do ano anterior em 0,7 pontos percentuais, tendo permanecido inalterada em relação a três meses antes”.

Estas estatísticas reviram ainda em baixa a taxa de desemprego de junho, passando do valor provisório de 6,1% para 6,0%, “valor igual ao do mês anterior, superior em 0,2 pontos percentuais relativamente ao de três meses antes e inferior em 0,8 pontos percentuais ao de um ano antes”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+