Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Goldenergy anuncia aumento de seis euros no gás

29 ago, 2022 - 18:21 • Sandra Afonso com Redação

É um aumento inferior em relação aos que foram anunciados por EDP e Galp. Tendo em conta todos os perfis médios de consumo, o agravamento médio será de dez euros.

A+ / A-

Depois de Galp e EDP, a Goldenergy também avança com um aumento médio do preço gás de seis euros para a maioria dos clientes, a partir de outubro.

Em comunicado, a empresa anuncia um “aumento inevitável, mas controlado”, perante a subida dos custos dos acessos regulados, aprovada pelo Governo, a volatilidade do mercado e a escalada de preços do gás nos mercados internacionais.

Segundo a Goldenergy, a maioria das famílias e pequenos negócios vai sentir um agravamento de seis euros, já com taxas e impostos. Tendo em conta todos os perfis médios de consumo, o agravamento médio será de dez euros.

Este tarifário será revisto no final do ano pela empresa.

Na semana passada, EDP e a Galp anunciaram que vão aumentar a fatura do gás natural das famílias, em outubro, por volta de 30 euros.

Em resposta, o Governo indicou que vai permitir a mudança de famílias e pequenos negócios do mercado liberalizado para o mercado regulado de gás, também a partir de outubro.

"Face a circunstâncias excecionais em concreto o anúncio que ontem conhecemos de aumento de preços do gás natural para consumidores domésticos e pequenos negócios, em alguns casos aumentos de 150%, o Governo decidiu que vai propor o levantamento das restrições legais existentes para permitir o acesso às famílias e aos pequenos negócios ao mercado regulado", declarou o ministro do Ambiente e da Ação Climática.

Duarte Cordeiro afirma que os preços do mercado regulado "serão menos de metade dos preços dos comercializadores que ontem anunciaram o seu aumento".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+