Tempo
|
A+ / A-

Lisboa, Porto, Setúbal e Braga lideram pedidos de tarifa social de Internet

10 ago, 2022 - 09:30 • Lusa

Esta tarifa conta com cerca de 780 mil beneficiários potenciais, o universo da população que beneficia da tarifa social de eletricidade e da água.

A+ / A-

O número de pedidos de tarifa social de Internet (TSI) feitos até à data totaliza 781, sendo que Lisboa, Porto, Setúbal e Braga são os distritos com mais pedidos, de acordo com informação pedida pela Lusa à Anacom.

Até terça-feira, "o número de pedidos de TSI é 781", sendo que o número de pedidos que foi considerado elegível "é 470", disse fonte oficial da Autoridade Nacional de Comunicações.

Sobre os distritos com mais pedidos de TSI, a mesma fonte adiantou "Lisboa, Porto, Setúbal e Braga".

Entre os vários pedidos realizados para a tarifa social de Internet, existe um que visa o acesso de Internet por satélite.

Entretanto, a Anacom aprovou, em 27 de julho, o projeto de regulamento da metodologia de cálculo dos custos líquidos da prestação da tarifa social de fornecimento de serviços de acesso à Internet em banda larga, publicado em Diário da República em 5 de agosto e que vai estar sob consulta pública até 19 de setembro.

Em 5 de julho, o presidente da Anacom tinha afirmado, no parlamento, que a TSI "ficou muito aquém das expectativas" de adesão, que rondavam na altura os cerca de 700 pedidos. "Do nosso ponto de vista também aí as fidelizações têm um efeito perverso" na mudança das famílias de baixos rendimentos, que ao pensarem aderir à tarifa social de Internet são "confrontadas" com milhares de euros para rescindir o contrato antecipadamente, referiu João Cadete de Matos na altura.

Além disso, as condições que são oferecidas "são exíguas e abaixo daquilo que a Anacom recomendou", apontou. "A nossa expectativa é que essas condições melhorem", já que ao fim de um ano de aplicação desta tarifa podem ser revistas, prosseguiu o presidente da entidade reguladora.

Anteriormente, o secretário de Estado da Digitalização e da Modernização Administrativa, Mário Campolargo, tinha afirmado, também no parlamento, que a tarifa social não estava a ter a adesão de que gostaria, mas que havia empenho para que esta seja "o mais alargada possível".

Esta tarifa conta com cerca de 780 mil beneficiários potenciais, o universo da população que beneficia da tarifa social de eletricidade e da água.

Entrou em vigor este ano e em 21 de fevereiro passado o regulador Anacom tinha anunciado que a mesma já podia ser subscrita.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+