Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Algarve pode estar a caminho de ter o melhor ano turístico de sempre

09 ago, 2022 - 07:35 • Rafael Duarte

O turismo no Algarve superou em julho os números de 2019, que foi o melhor ano turístico de sempre. A Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve acredita que o mês de agosto também vai bater recordes.

A+ / A-

Este pode muito bem vir a ser o melhor verão de sempre para o turismo no Algarve. A taxa de ocupação por quarto em julho foi de 87,7%, 4,3 pontos percentuais acima do mesmo mês em 2019.

"O turismo sendo a primeira atividade que sofre com qualquer crise é também a primeira atividade que sai da crise e ajuda o país a recuperar", afirma Hélder Martins, presidente da Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve.

Estes números mostram ainda que o mercado nacional continua a ser de extrema importância, pois os portugueses e os norte-americanos foram os que contribuíram mais para esta subida. Por outro lado, o mercado britânico e alemão foram os que apresentaram as maiores descidas.

"O mercado nacional é muito importante para o Algarve e isso demonstra-se em cada verão. O mercado americano tem um crescente muito importante. Os mercados inglês e alemão descem ligeiramente, mas essa descida não é problemática porque o mercado do Reino Unido ao longo de todo o ano tem sempre um grande desempenho no Algarve seja com o golfe ou férias normais", explica.

O volume das vendas aumentou 17,2% face ao mesmo mês de 2019. Com a inflação os preços subiram, mas isso não afastou os turistas. "Estão a pagar mais, é verdade, mas desde que o destino lhes ofereça aquilo que eles desejam para este período creio que isso não se torna um problema. É uma realidade com a qual temos que viver", lembra.

Espera-se um grande aumento da faturação das empresas, mas Hélder Martins avisa que serão resultados aquém de 2019 devido à inflação. "Em agosto não tenho dúvidas que, em condições normais, vamos ultrapassar também 2019. Não tivemos um grande início de ano e vamos ver como vai ser o final, mas vemos 2022 mais como um ano de transição e 2023 vamos fazer para que seja o melhor ano."

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Petervlg
    09 ago, 2022 Trofa 14:09
    Uma semana no ano passado custou 1.200 € no mesmo empreendimento, este ano a semana custa 2.800 € isto é roubar as pessoas. Deve ser por ser perto da Ucrânia. O que faz o estado nada..

Destaques V+