Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Estado obtém 28 milhões com taxa de carbono na aviação

08 ago, 2022 - 12:39 • Olímpia Mairos

O Aeroporto de Lisboa é responsável por mais de metade desta receita, ao arrecadar mais de 15 milhões de euros.

A+ / A-

Desde que foi implementada em julho do ano passado, o Estado já arrecadou 28 milhões de euros com a cobrança da taxa de carbono, de dois euros por passageiro, nas viagens aéreas.

O Jornal de Notícias (JN) escreve esta segunda-feira que o Aeroporto de Lisboa é responsável por mais de metade desta receita, tendo arrecado 15.650.478 euros enquanto o Aeroporto Francisco Sá Carneiro é responsável por mais de 7 milhões de euros.

Em terceiro lugar surge o Aeroporto de Faro, com mais de 4 milhões de euros. Os aeroportos da Madeira arrecadaram pouco menos de um milhão, e os dos Açores, cerca de 150 mil euros.

O valor mensal mais alto foi atingido em julho, tendo o Estado encaixado mais de 4 milhões de euros com a taxa, referentes ao mês de junho.

Ainda segundo o diário, até 30 de setembro, o Governo deverá apresentar à Assembleia da República um estudo sobre o impacto da taxa de carbono no combate às alterações climáticas, na competitividade do turismo nacional e na economia. A ideia é implementar possíveis alterações ao regime jurídico e proceder ao acompanhamento do impacto económico e ambiental da medida.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • ze
    08 ago, 2022 aldeia 14:30
    Criam-se tantas Taxas e impostos,o estado ganha tantos milhões,o planeta deve estar curado.....ou ainda é preciso mais milhões para a cura?

Destaques V+